Ninguém gosta de errar, ainda mais quando pode custar dinheiro. Então, vamos parar de errar no seu negócio digital? Quero te mostrar 3 erros que arruínam seu negócio, apresentados em três frases: “Colocar mais água na jarra furada”, “Escrever mandamentos, não planejamento” e “Não cuidar da sua vaquinha”.
1. Colocar mais água na jarra furada
Eu sei que pode ser difícil encarar momentos mais difíceis e buscar clareza para tomar decisões. O que mais vejo em negócios digitais que sofrem com queda de faturamento, redução do ROI e aumento do CAC é que a maioria pensa: vou colocar mais dinheiro no tráfego.
Pense assim: você tem uma jarra de água vazando. Toda vez que você vai pegar água, não tem. Então, o que você faz? Coloca mais água. O que acontece? Em vez de simplesmente ter água na jarra, você acaba perdendo ainda mais água. É o mesmo caso de alguns negócios digitais: em vez de procurar e resolver o buraco, você perde mais dinheiro.
O problema é tomar decisões na dor, na emoção, e não de forma racional. Toda vez que tiver que tomar uma decisão para o seu negócio, respire fundo, tire uns minutos em silêncio e escreva a situação e os dados num papel. Isso vai te ajudar a olhar de forma mais externa e estratégica, ponderando todas as opções. Lembre-se: os dados são seus melhores amigos, e não o seu “achismo”.
2. Escrever mandamentos, não planejamento
Eu sempre falo: nós planejamos para dar tudo errado, mas termos um norte. Você pode pensar que se vai dar tudo errado, não vai nem planejar. Mas, na verdade, planejar envolve o que fazer quando as coisas dão errado.
Seu planejamento é como o Waze. Você tem seu objetivo, seu destino, e o Waze te indica uma rota. Se acontecer um acidente, ele recalcula e te dá uma rota alternativa para que você chegue ao seu destino. Assim como o Waze, seu planejamento deve ser mutável e flexível. Ele não é como os 10 mandamentos, imutáveis.
Não se debata até o final para descobrir que está no caminho errado. Quando você tem um mapa, você tem opções. Tenta uma, vê que não está funcionando, e ajusta a rota.
3. A vaca engorda sob os olhos do dono
Um grande professor da época da faculdade costumava falar essa frase. Ele defendia que é importante o dono da empresa entender o que está acontecendo em cada área.
Essa frase mostra o erro de líderes que querem sair da operação e focar apenas na estratégia. O que de fato se deseja é diminuir a dependência do time, a sobrecarga e delegar. Mas a sua empresa só vai engordar com você cuidando dela. A cultura, a visão e o norte da empresa vêm de você. As pessoas se inspiram em você.
Cuidar não é fazer tudo, é olhar e acompanhar. Delegar não é delargar. Você precisa organizar e estruturar sua empresa, focando no que realmente é importante e delegando o que é possível. O próprio Flávio Augusto, por exemplo, ainda faz atividade operacional, pois 15% do tempo dele é para atividades operacionais que têm um impacto enorme no faturamento.
A gestão é simples. O problema é ficar inventando mil coisas que não trazem resultado, eficácia ou eficiência. Ninguém nasce sabendo gerir, mas se você tem um negócio digital, precisa parar e aprender a gerir a sua empresa.
Deixe um comentário