Bora no supermercado agora? Se você perguntou: por que? Pra que? Comprar o que? Segue aqui comigo que você vai entender!
Quero primeiro alinhar com você uma coisa importante: gestão não é apenas para negócios pequenos. É para todos os negócios. Tem um CNPJ, tem uma empresa, tem que ter gestão!
Gestão está relacionada a: planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. Funções importantes para uma empresa que incluem: planejar para onde vai; organizar para conseguir chegar lá; dirigir para garantir que está indo para onde deve; e controlar para garantir que está fazendo o que deve ser feito e tendo os resultados que deveria.
1. A produtividade do time é reflexo da clareza da liderança
O segredo é: não é seu time que é desorganizado — é você que comunica mal ou não tem processo.
Pense comigo, se você vai ao supermercado sem lista de compras, sem ter pensado no que precisa ou no porquê está indo, sem ter um orçamento, você levará mais tempo, esquecerá de algo e gastará mais. É a mesma questão com o seu time. Se você passa clareza sobre para onde estão indo, o que vai ser feito, por quem e para quando, seu time será mais produtivo. Se você não executa seu papel de gestor, a produtividade do seu time será impactada.
2. Planejamento não é luxo, é economia de energia
O segredo é: todo dia que você “não tem tempo pra planejar” é um dia que vai custar o dobro em execução. Planejar é o que te garante que você e seu time vão executar o que realmente é necessário para chegar aos seus objetivos, sem desperdiçar recursos.
Planejar não é demorado, complexo ou difícil. Você já faz isso naturalmente, como ao planejar o que vai fazer ao acordar ou o trajeto ao sair de casa. Fazer isso com consciência e estratégia traz um poder enorme. O que realmente demora é desperdiçar seu tempo com algo que nem deveria ser feito.
3. Delegar não é jogar tarefa: é transferir contexto
O segredo é: quem só manda tarefa cria time dependente. Quem dá visão, cria autonomia. Delegar não é apenas dizer “Fulano, preciso de uma página de vendas”, é explicar e contextualizar: o que, por que, como e para quando.
Sempre peque pelo excesso de informações. Prefira repetir o óbvio do que esperar que o outro lembre de tudo o que está na sua cabeça. Organize tudo em um documento e passe as referências com explicações. Ao delegar assim, seu time se torna independente e proativo. Delegue, não delargue!
4. Reunião não é trabalho — é custo
O segredo é: o que podia ser resolvido com clareza no processo vira reunião porque não tem estrutura. Reuniões a toda hora não são ágeis, apenas mostram uma falha de comunicação. Uma reunião de 1 hora com 3 pessoas, na verdade, custa 3 horas de trabalho para sua empresa.
Reunião é como uma muleta em um negócio sem processo. Para evitar esse custo, agende com antecedência, faça uma pauta, organize o tempo e chame quem realmente importa, e somente em último caso.
5. Não é o caos que atrasa o negócio — é o apego a ele
O segredo é: tem dono que confunde controle com estar envolvido em tudo, e vira gargalo do próprio crescimento. Ter o controle do seu negócio não significa que tudo depende de você. O caos surge da falta de gestão, e tentar controlar os mínimos detalhes sem ter uma gestão de verdade só piora a situação.
Aprenda a gerir, delegar, planejar e controlar o que realmente faz sentido. Comece a pensar no seu tempo e no tempo do seu time como o valor que eles têm. Você quer escalar ou quer ser o bombeiro do seu próprio negócio? Ninguém nasce sabendo gestão, mas se você tem um negócio digital, precisa parar e aprender a gerir o seu negócio.
Se você entender e dominar esses 05 segredos, a sua forma de lidar e gerir seu próprio negócio será totalmente diferente e os resultados da sua empresa vão te mostrar!
Deixe um comentário