SOBRE O INSTITUTO ELPO

O Instituto Elpo foi criado em 2019 com a missão de gerar transformações nos negócios que resolvam os problemas e não apenas os sintomas. Nós queremos conscientizar donos de negócios do poder da gestão para que mais negócios cresçam e menos negócios fechem

Por isso que o nosso propósito é ajudar negócios a crescerem com gestão de verdade! 

E é isso que nos fazer basear todo o nosso trabalho na verdade, no conhecimento e no crescimento

3 Erros de Gestão que Estão Matando o Seu Negócio

Ninguém gosta de errar, ainda mais quando pode custar dinheiro.

Então, vamos parar de errar no seu negócio?

Quero te mostrar 3 erros que arruínam seu negócio:

1. Confundir fazer muito com fazer certo

Muitos empreendedores vivem em uma rotina de produzir, lançar, postar, correr… e nada realmente anda.

O erro não é a falta de ação, mas a falta de direção. Um negócio ocupado não é sinônimo de um negócio saudável.

Estar muito ocupado pode significar a falta de clareza das prioridades , a falta de planejamento , ou simplesmente estar fazendo o que não deveria e que não traz resultados.

Ser produtivo é fazer o máximo que você com o mínimo de recursos que você possui. É realmente ser eficaz e eficiente.

E existe diferença entre esses dois termos:

Eficácia é fazer as coisas certas.

Eficiência é fazer da maneira certa.

Logo, produtividade é fazer as coisas certas da maneira certa.

Muito do que você vem fazendo não é realmente as coisas certas e nem da maneira certa. É como se 80% do que você faz e se orgulha por estar trabalhando tanto não deveria estar sendo feito.

2. Ficar reinventando a roda em vez de criar processo

Cada demanda vira improviso, cada tarefa é um recomeço. Quando não há um processo, tudo depende da sua energia, e isso simplesmente não escala.

Sem processos, você não consegue nem delegar, porque as pessoas precisarão constantemente da sua orientação, ou farão do jeito que acham melhor, e isso não será satisfatório para você.

Processo nada mais é do que uma receita de bolo. Aquele passo a passo do que precisa ser feito.

Dependendo de como você faz, faltam pedaços.

Provavelmente você já viu um vídeo de uma professora seguindo os passos que as crianças escreveram sobre como preparar um sanduíche de geleia com pasta de amendoim.

Esse vídeo mostra com clareza.

Se você não viu e pensou: “É fácil! Basta pegar duas fatias, em uma passar geleia e na outra pasta de amendoim”…

Você já errou. E se é assim que vem explicando os seus processos, está errando e por essa razão que seu time não avança sem você e seu time fica dependente de você.

Como seria o jeito mais certo do exemplo dado?

Primeiro, reforçar o que é necessário para fazer os sanduiches. Você precisa de pão de fatia, geleia e pasta de amendoim. Se você não tem, precisa comprar. Esses são os seus inputs.

Como ferramentas: você precisa de um prato, uma bancada ou mesa e uma faca.

Tendo tudo: inputs e ferramentas, você inicia o processo.

Primeiro, coloque os produtos e as ferramentas necessárias na bancada ou mesa.

Abra o pacote do pão e retire com a mão, qualquer mão, uma fatia. Coloque a fatia de pão que você pegou sobre o prato.

Abra o pote de geleia.

Você pode segurar a fatia de pão nas mãos, com delicadeza, usando o seu dedão e o seu indicador, cada um em dos lados da fatia, mantendo um lado da fatia virado para você, podendo usar os demais dedos na parte da fatia de pão que não está virada para você para ter mais firmeza. Ou pode deixar a fatia de pão no prato para o próximo passo de passar a geleia, e usar uma das mãos para segurar pelas laterais a fatia de pão quando for passar a geleia.

Pegue a faca pelo lado que não tem a lâmina de corte. Com a ponta da faca retire uma quantidade de geleia do pote de geleia que seja suficiente para cobrir o lado da fatia de pão que está no prato ou para cobrir o lado da fatia de pão que está na sua mão virado para você.

Caso a quantidade de geleia não for suficiente, você pode pegar com a ponta da faca mais geleia no pote até que o lado da fatia de pão que está para cima no prato esteja com geleia suficiente ou até que o lado da fatia de pão que está virado para você esteja com geleia suficiente.

Após um dos lados da fatia de pão estar com geleia por todo ele, caso a faca ainda contenha um pouco de geleia e você tenha usado a fatia no prato, você poderá pegar a fatia de pão pelas laterais, usando o seu dedão e o seu indicador, com a parte da geleia para cima e com cuidado para não sujar seus dedos ou mesmo não amassar a fatia e passar a ponta da faca em um dos lados da fatia de pão em que não está os seus dedos para limpar. Caso tenha já passado a geleia segurando a fatia com as suas mãos, passe a ponta da faca em uma das laterais em que não estão os seus dedos. Caso você tenha passado e ainda esteja suja, pegue outra lateral e repita o passo até a faca estar limpa.

Após a faca estar limpa, apoie a ponta da faca no prato e a parte da faca que estava na sua mão fique apoiada na mesa. Faça com cuidado para não derrubar a faca na mesa.

A seguir, coloque a fatia de pão no prato caso tenha pegado nas mãos para limpar a faca ou tenha já segurado a fatia para passar a geleia. Garanta que a fatia de pão com a parte que contém a geleia está no prato com esse lado com a geleia virado para cima.

Agora, com as mãos livres novamente, abra o pote de pasta de amendoim. Pegue uma segunda fatia e segure com delicadeza com o dedão e o dedo indicador a lateral da segunda fatia, podendo usar os demais dedos na face que não está virada para você para ter mais firmeza. Com a outra mão, pegue a faca que está apoiada no prato, usando o lado que apoio na bancada ou mesa e que não contém a lâmina e use a ponta da faca com a lâmina para pegar uma quantidade de pasta de amendoim que seja suficiente para cobrir essa segunda fatia de pão.

Caso a quantidade de pasta de amendoim não for suficiente, você pode pegar com a ponta da faca mais pasta de amendoim no pote até que o lado da fatia de pão que está virado para você esteja com pasta de amendoim suficiente.

Caso tenha já passado a pasta de amendoim, passe a ponta da faca em uma das laterais em que não estão os seus dedos. Caso você tenha passado e a ponta da faca ainda esteja suja, pegue outra lateral e repita o passo até a faca estar limpa.

Após a faca estar limpa, apoie a ponta da faca no prato e a parte da faca que estava na sua mão fique apoiada na mesa. Faça com cuidado para não derrubar a faca na mesa.

Coloque a fatia de pão com a pasta de amendoim, com o lado da pasta de amendoim para baixo, sobre a fatia de pão com a geleia que está no prato, garantindo que os lados dos produtos fiquem em contato um com o outro. Dessa forma, a parte de cima da segunda fatia de pão, que estará virado para você, não deverá conter nenhum produto.

Caso tenha ficado com o lado da fatia de pão com pasta de amendoim virado para você, você colocou ao contrário. Com cuidado, segurando pelas laterais para não sujar os dedos, vire a fatia, garantindo que onde você colocou pasta de amendoim fique para baixo, em contato com a geleia da fatia que está no prato. Cuidado, pois caso tenha colocado ao contrário, a parte da fatia do pão que deveria estar limpa, provavelmente terá absorvido um pouco da geleia da outra fatia.

Com as mãos novamente livres, feche o pote de amendoim.

Pegue com uma das mãos o pote de geleia e vá até o armário de comidas. Com a mão livre, abra o armário de comidas. Guarde o pote de geleia no armário de comidas. Não feche ainda o armário de comidas.

Retorne até a bancada ou mesa. Feche com as mãos o pacote de pão de fatia. Pegue com uma mão, com cuidado para não amassar, o pacote de pão de fatia e com a outra mão pegue o pote de pasta de amendoim. Com os dois em mãos, retorne ao armário de comidas e guarde os dois produtos. Feche o armário de cozinha após ter guardado o pacote de pão e a pasta de amendoim.

Retorne até a bancada ou mesa. Pegue a faca, segurando pelo lado que não contém a lâmina e que estava apoiado sobre a mesa ou bancada, e vá até a pia da cozinha. Deposite dentro da pia da cozinha a faca.

Retorne a bancada ou mesa. Agora o seu sanduiche com geleia e pasta de amendoim está pronto para comer. Não esqueça de comer sobre o prato, evitando migalhas pela casa ou pela mesa ou bancada. Após comer, não esqueça de pegar o prato com as mãos e levar até a pia da cozinha.

Perceba, existem diferentes caminhos, existem situações que podem acontecer. Já conseguimos mapear erros e o que fazer.

Daria de ir ainda mais além? Daria.

Mas o objetivo é te mostrar que a receita mesmo para que outra pessoa possa executar aquilo que você quer que ela execute precisa falar até o que soa óbvio, porque o que é óbvio para você, não é óbvio para outra pessoa.

Então, antes de achar que um processo não funciona, revise ele.

O melhor de tudo é que como hoje muitos dos processos do seu negócio provavelmente envolvem ferramentas digitais, um vídeo simples, gravado com o Loom, já pode ser o suficiente para documentar um processo.

3. Ignorar os dados e tomar decisão pelo “achismo”

A maioria dos donos de negócio e empresários analisa os dados focando em: investimento, faturamento, ROI e lucro para definir o seu 80/20 (ou seja, quais são os 20% que te trazem 80% de retorno).

Você não analisa o tempo, o esforço ou o retorno real de suas ações.

Pode acabar caindo na cilada de fazer algo porque “todo mundo está fazendo”.

Sem métricas reais, a sua gestão é baseada na sorte, e sorte quebra.

Sem dados, você não consegue medir, não sabe onde está, nem se está perto ou longe de seus objetivos.

Tomar decisões “no achismo” pode te levar a agir com base em vieses e medos, em vez de encarar a verdade nua e crua.

Comece a definir o que faz sentido medir e crie o hábito de coletar e analisar dados.

E não esqueça: não adianta uma ação trazer retorno no faturamento com base no investimento, mas os custos reais serem muito altos.

E quais seriam esses custos reais que provavelmente você vem negligenciando?

  • O tempo que cada pessoa do seu time investiu nisso
  • O tempo que foi gasto em reuniões sobre essa ação
  • As ferramentas envolvidas

Tempo é dinheiro. Você paga pelo tempo do seu time.

E quando começa a avaliar esses dados, aí sim você passa a ter um cálculo de 80/20 real.

Você começa a olhar para os dados reais.

Porque já vi negócios que achavam que tinham um ROI bom que determinada ação, mas quando se somavam os custos de horas do time, a resposta era bem diferente e já não era mais o 80/20 real.

Porque o 80/20 diz que 80% dos seus resultados vem de 20% do seu esforço.

Se você não olhar o esforço real, não tem como saber seu 80/20 real.

Logo, você acha que está analisando dados, mas ainda está no achismo.

A gestão é simples. O problema é ficar inventando mil coisas que não trazem resultado, eficácia ou eficiência. Ninguém nasce sabendo gerir, mas se você tem um negócio, precisa parar e aprender a gerir a sua empresa.


Publicado

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se na News do Instituto Elpo

 

Toda quinta-feira, às 10h28min, você vai receber na sua caixa de entrada uma News nova. Essa será uma News recheada de experiências, histórias, insights e aprendizados que vão te ajudar com a gestão do seu negócio, seja digital ou não!