A palavra “gestão” pode soar burocrática e complexa para muitos donos de negócios.
Em um mundo onde o imediatismo e as “dicas de 1 minuto” dominam, é fácil cair na tentação de focar apenas nas vendas e no marketing, ou mesmo, acreditar em qualquer dica que te passam sobre gestão por aí.
Só que hoje em dia a gestão vem sendo mascarada como “gestão de marketing”, “gestão comercial”, “gestão financeira”…
E ninguém está te falando sobre a Gestão de Verdade. Aquela gestão que engloba todas as outras e olha para o seu negócio como sendo uma coisa só, garantindo que todas as frentes estão encaminhando para o mesmo lugar: financeiro, marketing, comercial, as pessoas, os produtos, os serviços…
Porque uma coisa é fato, quer você queira ou não, mas se você tem um CNPJ no seu nome, você tem uma negócio e um negócio é uma empresa.
Você é o administrador de uma empresa e precisa entender (ou mesmo aprender) como administrar o seu negócio.
Só que enquanto você acreditar que focar em “gestão de marketing”, “gestão financeira”, “gestão comercial” é fazer gestão de verdade, você está falhando no seu papel principal e quem paga a conta é o seu ROI…
O investimento em gestão não é um custo, mas um pilar essencial para o crescimento sustentável de qualquer negócio. Sem a Gestão de Verdade, seu negócio pode até ter picos de sucesso, mas corre o risco de desmoronar na primeira crise.
A gestão é a fundação da sua empresa
Pense em uma casa. A gestão é a fundação.
Sem uma base forte, mesmo que a casa seja bem decorada e tenha uma pintura bonita (o que seriam as suas vendas e marketing), ela não resistirá a um terremoto (uma crise ou um imprevisto).
Fortalecer a sua fundação é fazer o arroz com feijão básico:
- o seu Planejamento Estratégico para garantir que todas as suas decisões estão realmente guiando sua empresa para onde ela deve chegar
- a sua Cultura para garantir que as pessoas que estão nesse barco com você não vão simplesmente pular fora se vier uma tempestade
- os seus Objetivos de Longo, Médio e Curto Prazo para garantir que não vai ser simplesmente um jogo de cabo de guerra interno, onde cada área está indo para um direção oposto
O caos não é o principal inimigo do crescimento
O maior obstáculo para o crescimento de um negócio não é o caos.
É o seu apego ao caos.
É justamente as desculpas que você dá para não organizar e estruturar o seu negócio: “Estou sem tempo”, “Demora muito“, “É tudo simples e fácil“, “Vou crescer para estruturar“.
Só que quando você para para organizar e estruturar, você consegue direcionar os seus esforços ao que realmente importa para o seu negócio. Você foca os seus esforços no real 80/20 da sua empresa.
Você deixa de desperdiçar esforços (e dinheiro) em ações que podem só dispersar a sua empresa dos objetivos que possui, ou mesmo, que vão te ocupar, mas não te tornar eficaz e eficiente.
Ser eficaz é fazer a coisa certa
Ser eficiente é fazer do jeito certo
E esses dois juntos que tornam não apenas você, mas seu time e seu negócio: produtivo e lucrativo!
Processos são a receita da sua liberdade
Os processos são como uma receita de bolo, indicando o que precisa ser feito, como deve ser feito, quando e por quem.
Mas muito cuidado:
A inexistência de documentação de processos, não indica a inexistência dos processos!
Ou seja, você não documentar um processo, não quer dizer que ele não exista. Se é algo que é feito, seja por você ou outra pessoa do seu time, existe um processo.
Só não existe a documentação!
Quando a empresa não tem processos claros, a comunicação é falha e as tarefas não são delegadas corretamente, você se torna um bombeiro dentro da sua empresa: apagando incêndios a todo momento.
Você se torna como uma babá pro seu time: eles não fazem nada sem perguntar a você.
O problema é que se você nunca parou para documentar, mesmo que por um vídeo loom, os processos, indicando os passos, os problemas que podem existir e repassou às pessoas assim que chegaram, elas não vão saber o que precisam fazer ou quando ou como.
O seu time não vai ter a receita e pode acabar criando a própria receita (e não ser o que você deseja!)
Investir em gestão é investir em liberdade
Quando a gestão é feita de forma correta, o negócio deixa de depender exclusivamente de você.
É a gestão que cria sistemas e processos que permitem que a empresa funcione de forma autônoma (não é o gerente de projetos!)
Quer exemplos?
O Planejamento Estratégico quando escrito e divulgado desde o onboarding do seu time, faz com que eles entendam o que a empresa busca e isso ajude eles a priorizar ações, a tomar melhores decisões no dia a dia, sem precisar ficar te perguntando.
A Cultura quando bem definida, compartilhada e reforçada, garante que de ponta a ponta, seus clientes receberão o mesmo atendimento, as pessoas saberão como agir e porque agir assim quando você não estiver olhando.
Os Processos bem definidos e documentados (mesmo por um vídeo de loom) garantem a qualidade, a autonomia e até a melhoria contínua desses processos por quem executa.
O Planejamento quando bem realizado e disseminado usando as ferramentas certas garante que o seu time sabe o que fazer, quando fazer e não precisam ficar te perguntando a todo momento (e nem mesmo você ficar cobrando).
Na maioria das vezes, você não precisa inve$tir em novas ferramentas, mas apenas parar e organizar o seu próprio negócio.
Porque a sua empresa é um reflexo de você.
E as pessoas vão sempre seguir o que você faz e não o que fala.
É por isso que não adianta delegar algo que é de sua responsabilidade.
Você pode procurar ajuda para fazer melhor, fazer do jeito certo, fazer de forma mais prática.
Acredite, investir em gestão é a decisão mais estratégica que você pode tomar. É o que vai te tirar do caos, te dar a previsibilidade necessária para crescer e, finalmente, te dar a liberdade de um negócio sustentável e independente..
Quer ter realmente uma Gestão de Verdade e despertar o potencial do seu negócio?
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram e no YouTube!
E conheça mais sobre as nossas soluções aqui!
Deixe um comentário