A sua empresa até tem potencial, mas parece que algo a impede o crescimento.
Você e seu time trabalham duro, mas o ROI não aumenta (e as vezes até parece reduzir), a comunicação interna é uma bagunça e a sensação é de que você está sempre “apagando incêndios” e que “tudo só depende de você”.
A verdade é que muitos negócios morrem não por falta de boas ideias, ou mesmo por falta de trabalho, mas por causa de erros de gestão que poderiam ser evitados.
Veja 3 erros que você pode estar cometendo no seu negócio e como evitar!
Erro 1: Não investir em gestão
Muitos donos de negócios acabam vendo a gestão como um custo desnecessário.
Preferem investir em marketing e vendas, acreditando que ter mais clientes vai resolver todos os problemas.
Só que sem uma boa gestão, o negócio não tem a estrutura para lidar com o aumento da demanda, a qualidade do serviço pode cair drasticamente e rapidamente tudo sair do controle (impactando no faturamento, no lucro e no ROI).
Uma empresa sem gestão é como um carro sem volante, descendo uma serra cheia de curvas, com os pneus murchos e sem freio.
Você pode até se dizer que está tudo bem, mas com certeza já passou por alguma dessas situações:
- Contratar mais pessoas, porque a empresa cresceu, mas o faturamento, o lucro e o ROI diminuem ao invés de aumentar.
- Pensar em demitir todo o seu time, porque você gasta tempo demais respondendo as perguntas, passando feedbacks porque as entregas não estão boas e quando você mesmo fazia era mais rápido, barato e melhor.
- O seu faturamento até pode vir aumentando, mas quando você vê o que sobrou de lucro, ou mesmo, quanto que está o ROI, eles não estão crescendo na mesma direção. Você até pensa “de onde eu corto os custos”
O problema é que sem gestão, você pode estar gastando tempo (que é dinheiro) em coisas que são totalmente desnecessárias nesse momento. Você não está priorizando o real 80/20.
Você contrata, mas não treina.
Você delarga, mas não delega com as orientações corretas.
Solução: Encare a gestão como um investimento, não como um custo. Crie processos (use o Loom para agilizar), use ferramentas que vão te ajudar no seu negócio (como ClickUp para ver seu negócio em um só lugar e tomar melhores decisões e o Google Drive – Workspace para poder ter todos os arquivos organizados).
(Nesse artigo, tem mais dicas de ferramentas)
Erro 2: Não ter visão de dono
Muitos donos de negócio se comportam como empregados de luxo em sua própria empresa.
Querem vender o almoço para pagar a janta (e as vezes vender a janta para pagar o próximo almoço).
A visão de dono é a capacidade de pensar estrategicamente, de planejar a longo prazo e de guiar o negócio em direção ao crescimento.
Muitas decisões você vem tomando sem usar dados, apenas achismos. Ou até usando os dados errados (como priorizar uma determinada ação ou projeto apenas com base no faturamento, no lucro e no ROI, ignorando os custos de execução, de ferramentas…)
Existe uma grande diferença entre delegar o que precisa de fato ser delegado e que não precisa você a fazer e delargar sua empresa na mão dos outros.
A vaca engorda aos olhos do dono.
Se você não demonstrar compromisso com o seu próprio negócio, por que seu time iria demonstrar compromisso?
Seu time segue o que você faz e não o que você fala.
Você precisa assumir o seu papel. Assumir a sua responsabilidade.
Solução: Viva aquilo que quer que sua empresa seja. Seja o exemplo da sua cultura. Delegue aquilo que se outra pessoa fizer, não trará impacto nos resultados. Delegue passando orientações, dando detalhes, dando contexto, mas não deixe de acompanhar, de perguntar, de se envolver (Note: Envolver não quer dizer virar um gargalo em que tudo precisa passar por você, mas é saber o que de fato acontece em sua empresa)
Erro 3: Não ter processos e depender da sorte
A falta de processos claros é uma receita para a sua sobrecarga, para ter um time dependente, para retrabalhos, para custos extras, para baixa qualidade…
Quando cada tarefa é feita de uma forma diferente, a qualidade do trabalho se torna inconsistente, o tempo é desperdiçado e isso gera um custo.
A empresa vive de “apagar incêndios”, e não tem previsibilidade ou estrutura para escalar.
O seu time fica perdido e muitas vezes, o que fazem não é condizente com o que era esperado. Faltam detalhes, ocorrem falhas…
Um processo é a receita de como as coisas são feitas na sua empresa.
E se algo é feito, é porque tem um processo.
Algumas vezes, você só não tem consciência e com isso, deixa passar gargalos, problemas e até melhorias que podem otimizar esses processos.
Só tome muito cuidado com querer automatizar todos os processos sem ter se dado ao trabalho de mapear e melhorar antes.
Querer automatizar tudo na empresa sem ter realmente mapeado e melhorado os processos é tão inútil quanto colocar o motor de uma Ferrari em uma bicicleta.
Solução: Mapeie os processos da sua empresa simplesmente gravando a tela enquanto executa (use o Loom para te ajudar). Explique o porque está fazendo, onde deve ir, mostre problemas que possam existir e como lidar com eles. Com processos claros, a empresa ganha eficiência, a comunicação melhora, o time se torna mais autônomo e você menos sobrecarregado.
Se você se identificou com algum desses erros, saiba que é possível mudar.
A gestão é a ferramenta que vai te tirar da prisão do seu próprio negócio e te dar a previsibilidade necessária para que seu negócio escale de forma sustentável.
Quer saber mais sobre os erros de gestão que impedem o crescimento e a escala do seu negócio?
Assista a esses dois vídeos no nosso canal do YouTube:
Deixe um comentário