Uma das frases mais importantes que eu ouvi esse ano é: quando cansar, descanse, não desista.
E você, como qualquer pessoa normal que tem seu próprio negócio, tem seu próprio CNPJ, em algum momento de cansaço, seja físico, mental, psicológico, sentimental…Seja cansaço por frustração, pelos resultados não virem da forma que você desejava, ou mesmo pelos resultados demorarem a chegar, você também já se sentiu cansado a ponto de pensar:
VOU JOGAR TUDO PARA O ALTO!
Não desista! Descanse!
Eu já pensei, tenho zero problemas em assumir isso e tenho plena certeza que você já pensou também.
O que eu fiz quando pensei isso? Fui cochilar, dormir mais cedo, ver uma série, lavar uma louça, arrumar minha casa, trocar a roupa de cama, organizar meu guarda-roupa, arrumar minha estante de livros por outra lógica, fui limpar minha caixa de e-mails…
Depois eu vi que estava só precisando descansar, desfocar, tirar a mente de onde eu estava e ver as coisas sob outra ótica.
Quando eu ouvi essa frase esse ano, fez ainda mais sentido.
Quando cansamos, a gente quer desistir, mas sabe aquela imagem da internet, do mineiro quase chegando em um diamante gigante, mas desistindo antes?
Você pode ser o mineiro.
Eu tenho certeza absoluta, que mesmo que você tenha aberto seu lindo CNPJ por uma necessidade, tem algo nele, tem algo no que você faz, que tem uma razão, um motivo maior.
E geralmente, quando cansamos, nós nos desconectamos do nosso motivo, porque quando tiramos a mente dessa caixinha problemática, seja fazendo qualquer outra coisa que não nos exige pensar e tenha resultados rápidos, como resolver algo na sua casa, ou simplesmente dormir, nós voltamos olhando de fora, com um olhar mais amplo.
Assim, nós conseguimos relembrar o que nos move.
A motivação
E caso nunca tenha te passado pela cabeça, mas o que motiva a ação – motivação – vem de algo externo.
Sempre brinquei falando: o que te leva a levantar da sua cama, naquela segunda-feira fria, cinzenta, chuvosa para trabalhar?
Aí você tem um porquê, talvez o seu maior porquê, talvez um dos seus vários porquês…
Você tem a sua motivação, o seu motivo para agir.
Foque no seu negócio ser melhor do que era ontem e em você ser melhor do que foi ontem
A essa altura, espero que você já tenha se desapegado da ideia de ser feliz todos os dias, de amar tudo que você faz, de amar seu trabalho absolutamente todos os dias o tempo inteiro, de ser uma máquina de vencer super produtiva todos os dias.
Eu não sou, você não é, aquela pessoa que você vê 1% da vida perfeita e produtiva no instagram não é, alguém que trabalha com você que parece ter tudo resolvido, não é.
Vou ser bem sincera agora com você, gente que parece que tem tudo sob controle, que a vida parece sempre perfeita, que se você vai desabafar, ao invés de te ouvir, fica querendo dar mil sugestões e sempre demonstra ser a pessoa mais “ foda” do mundo, é o tipo de pessoa que eu quero longe de mim.
Você deveria também observar quem que você vem mantendo perto de você.
Prefira pessoas reais. Pessoas que assumem seus baixos tanto quanto seus altos.
Pessoas que te apoiam quando você desabafa, que te erguem quando você duvida.
Porque a história sobre as pessoas com quem você mais convive ou mesmo o ambiente é real.
A questão é que você pode escolher e decidir quem mantém por perto.
Para quem desabafa.
Para quem compartilha seus sonhos e planos.
Escolha bem.
Escolha com cuidado.
Lembre sempre: CUIDAR DE VOCÊ, É CUIDAR DO SEU NEGÓCIO!
Vou sempre te lembrar das suas obrigações com a sua empresa, mas também vou sempre te lembrar de que tudo começa e termina com você, então, as suas obrigações com você vem em primeiro lugar.
Eu bato nessa tecla, porque eu vivo isso.
Tem dias que eu trabalho mais de 8 horas? Que quase chego a 12 horas?
Sim, normalmente eu estou em algum flow que não quero interromper, mas depois eu compenso e mantenho meu limite da semana.
Em algumas semanas, acabo deixando algumas coisas acumularem da semana anterior ou mesmo algumas coisas que planejei me levaram mais tempo do que eu previa para executar (acontece comigo também, só que eu sei como lidar com isso sem surtar ou sem surtar demais a ponto de paralisar. Afinal, sou humana como você!!).
Como lidar com os imprevistos do seu negócio na prática
Vou me usar de exemplo. Tive uma semana em que mais coisas acumularam, seja porque estimei errado, tive imprevistos ou achei que naquela semana eu teria uma produtividade incansável!
Conclusão: Na segunda-feira seguinte, já comecei a semana trabalhando mais para compensar a semana anterior. Acabei trabalhando mais de 10 horas já na segunda-feira.
Pensei: já compenso essa noite, dormindo bem.
Mas como eu te falo, imprevistos acontecem.
Na noite de segunda para terça, meu cachorro, um fofíssimo e temperamental pequinês, Teodoro para as broncas e Ted em todos os outros momentos, ficou extremamente ofegante a noite toda.
Ele tem o focinho curto, então a respiração dele é uma preocupação constante.
Revirei o cachorro procurando sinal de dor.
Claramente, se tivesse, com o temperamento calmo que ele tem (não sei a quem ele puxou – contém ironia), ele teria me mordido ou rosnado se fosse dor.
Ele estava completamente normal, em todos os sentidos.
E tava até gostando da atenção e preocupação.
Consegui dormir?
Ah sim, às 04:30, mas às 06:30 eu já estava levantando.
Lembra que acumulei coisas e estimei mal? Pois é… Era um risco assumido, mas que eu esperava estar descansada e resolveria mais rápido.
Claramente, eu estava cansada e demorei mais do que deveria, só que eu estava vigiando Tedinho, não dava para ficar dormindo mais tempo, ao mesmo tempo em que entrei em flow.
Tirei um cochilinho quando não aguentei mais e quando acordei, estava bem mais disposta e focada.
Só que, novamente, trabalhei mais do que gostaria. Cheguei a passar 11 horas e quase cheguei a 12 horas.
Mas o que eu fiz na quarta?
Trabalhei menos para compensar, não chegando a contabilizar nem 05 horas. Ainda chegou a essas 5 horas, porque eu tinha uma reunião com um cliente, então, tive que me preparar antes para a reunião, se não teria sido ainda menos.
Cochilei na quarta? Óbvio, porque o sono perdido em uma noite, não se repõe assim só com uma noite (uso inclusive um aplicativo para trackear meu saldo devedor de sono, super recomendo!).
Só que, mesmo cansada e tendo realmente algo para fazer, eu tive que rever meu planejamento segunda e terça, aproveitei o flow que eu estava de trabalho, mas também fiz algumas pausas e não foram essas horas que comentei direto, mas com várias e várias pausas.
A importância do Dolce far niente para o seu negócio
Eu tenho zero a pretensão de ser hipócrita, de pregar algo que não vivo, de viver algo que não ressoa comigo e te estimular a seguir algo que eu mesma não sigo.
Todas as dificuldades, as dúvidas, os imprevistos, as dores, os problemas, o cansaço que você vivencia, eu também vivencio.
Tenho zero problema de compartilhar todo esse caos do meu mundinho particular para te relembrar que ninguém tem a vida perfeita. Ninguém é perfeito.
Então sim, escolha manter pessoas reais perto de você.
Pessoas que te inspirem. Pessoas que te ajudem.
Pessoas que são como você.
Isso ajuda demais na sua jornada.
E falo isso, porque eu escolho bem essas pessoas também.
Minha semana não foi como eu planejei. Imprevistos aconteceram e me fizeram ter que desapegar de algumas coisas, abrir mão de outras, mudar algumas prioridades, mas algo que eu não abro mão jamais: dar atenção ao que estou sentindo e passando.
Precisei pausar essa semana?
Diversas vezes. Mais vezes do que eu gostaria de admitir.
E tudo bem, porque eu precisava da pausa.
Meu cérebro precisava. Minha produtividade precisava.
E muitas das vezes, o que o seu cérebro precisa para tomar aquela decisão que parece difícil, concluir aquela atividade importante do seu negócio, mas que parece tão difícil, achar a saída para o problema é que você está enfrentando é justamente:
Não fazer nada (dolce far niente)
A sua produtividade, a sua empresa e o seu cérebro vão te agradecer de você tirar momentos para não fazer absolutamente nada e poder mudar a perspectiva da sua própria mente!
Tenha um planejamento bem feito para poder mudar tudo com calma
Ter um norte para a minha empresa.
Ter uma base bem construída, me permite ir navegando na vida e no meu negócio de forma mais leve, seguindo meu próprio fluxo.
Em alguns dias, damos perto dos nossos 100%. Em outros dias, nosso melhor é 5%.
Está tudo bem.
Se você tem as coisas planejadas, tem noção dos seus objetivos, tem noção de para onde está indo, tem noção das suas prioridades, fica muito mais fácil essa jornada!
E você não esquece de você no meio do caminho.
Por isso, vou sempre te lembrar de ser humano, aceitar a sua vulnerabilidade, cuidar de si.
Mas também vou te lembrar das suas responsabilidades com seu próprio negócio.
Tenho um vídeo no YouTube que te ajuda com essa base do seu negócio, para que seu CPF fique mais tranquilo e a gestão da sua empresa fique sem caos.
É só clicar no botão abaixo para assistir o vídeo:
Quer ter realmente uma Gestão de Verdade e despertar o seu potencial e o potencial do seu negócio?
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram e no YouTube!
E conheça mais sobre as nossas soluções aqui!
Seja o gestor que seu negócio precisa e tire sua empresa do caos em 90 dias!
Clique aqui para conhecer a Mentoria Incipiens e inscreva-se na lista de espera
Deixe um comentário