Uma coisa é vital se queremos continuar competitivos e nos tornar cada vez melhores em nossos negócios: continuar aprendendo e nunca parar! Essa é uma das bandeiras que o Instituto Elpo levanta: do estudo e aperfeiçoamento constante! Abaixo, segue a indicação de 7 livros para te ajudar a ter mais produtividade, tanto pessoalmente quanto profissionalmente!
1. Problemas? Oba!
Autor: Roberto Shinyashiki
É um excelente livro que te faz refletir sobre como você e a sua organização reagem e lidam com os problemas. Afinal de contas, qualquer gestor lida com problemas a maior parte do seu tempo e se ficar sempre temendo os problemas, não vai ser um clima bacana de trabalho e logo esgotará as suas energias.
“Deixo aqui uma questão para você discutir com sua equipe: qual é o problema dos seus clientes que vocês resolvem? Vocês estão resolvendo esse problema de verdade, ou apenas fazendo de conta que resolvem? (…) Se você quiser montar seu negócio e ter sucesso, faça sempre a seguinte pergunta a si mesmo: qual é o problema que vamos ajudar as pessoas a resolver? A empresa que resolver melhor os problemas de seus clientes vai poder dizer: ‘Oba! Estamos na frente!’” (p. 43)
2. Não tenha medo de ser chefe
Autor: Bruce Tulgan
O grande problema das lideranças não é o microgerenciamento, mas o subgerenciamento. Isso é, não saber realmente gerenciar, acolher o seu time, acompanhar e passar as instruções necessárias. Depois não adianta querer contrar cada mínimo detalhe.
“Na verdade, os funcionários só tem liberdade para tomar decisões próprias dentro de diretrizes e parâmetros definidos, que são estipulados por terceiros de acordo com a lógica da tarefa em questão. Responsabilidade sem direcionamento e apoio suficientes não é poder. É apenas negligência” (p. 17)
“Quase todo mundo tem um desempenho melhor quando recebe mais orientação, instruções e apoio de alguém mais experiente” (p. 21)
3. A arte de tornar-se inútil
Autor: Ricardo Vargas
Muitos líderes tem medo de delegar suas atividades e responsabilidades, porque acham que se tornarão obsoletos, mas mal sabem o que poderão ganhar com essa delegação.
“Para se desenvolver e ser agente de desenvolvimento, o líder deve sofrer de um tipo de preguiça fundamental. Uma preguiça estética que o leve a não desejar realizar o já conhecido, a não querer repetir o que é fácil, a desgostar dos resultados habituais. Uma preguiça que exija novidade e aprendizagem como alimento. Uma preguiça que o leve a querer despojar-se constantemente das responsabilidades que tem, atribuindo-as a outros, e que em troca requeira novas responsabilidades e desafios para si como prêmio. (…) E que seja uma preguiça contagiosa, muito contagiosa” (introdução)
4. Scrum: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo
Autor: Jeff Sutherland
Esse livro é o livro que todo mundo lê (ou deveria ler) quando quer começar a conhecer sobre o framework Scrum e entender melhor como surgiu e a sua aplicação. Todos temos algo a aprender com esse framework e que podemos tirar tanto para o trabalho quanto para os nossos projetos pessoais.
“O Scrum acolhe a incerteza e a criatividade. Coloca uma estrutura em volta do processo de aprendizagem, permitindo que as equipes avaliem o que já criaram e, o mais importante, de que forma o criaram. A estrutura do Scrum busca aproveitar a maneira como as equipes realmente trabalham, dando a elas as ferramentas para se auto-organizar e, o mais importante, aprimorar rapidamente a velocidade e a qualidade de seu trabalho” (p. 17)
5. Vendendo sonhos
Autor: Gian Luigi Longinotti-Buitoni e Kip Longinotti-Buitoni
O livro fala em si do mercado de luxo e principalmente, da Ferrari e como foi a experiência de estar comandando essa empresa. Entretanto, muito se pode aprender com esse mercado de luxo sobre como encantar os clientes e construir uma jornada inesquecível para os seus clientes!
“Um sonho é uma imagem cativante, a que melhor descreve o que desperta nossa imaginação e nossos desejos. Neste livro, o termo ‘sonhos’ irá se referir a todos os produtos e serviços aos quais nos sentimentos atraídos porque, no fim, sua ligação emocional com nossa imaginação transcende sua finalidade funcional. (…) A criatividade de uma empresa pode transformar produtos comuns em sonhos. (…) Estabelecer uma ligação com a imaginação do cliente tornou-se um caminho obrigatório para o sucesso nos negócios. (…) Eles não mais se contentam em satisfazer suas necessidades – querem satisfazer seus sonhos.” (introdução)
6. Avalie o que importa
Autor: John Doerr
Talvez esse seja o novo livro do momento, já que os OKRs estão tão em alta pelas mudanças que provocam. Esse livro conta mais sobre como surgiram e se consolidaram, mostrando bem o processo e explicando mais sobre a sua aplicação.
“Ideias são faceis. Execução é tudo” (p. 6)
“Eles não podem substituir o bom senso, a liderança forte ou a cultura criativa do local de trabalho. No entanto, se esses fundamentos estiverem em vigor, os OKRs podem operar como um guia ao topo da montanha. (…) Uma metodologia de gestão que ajuda a garantir que a empresa concentre esforços nas mesmas questões importantes em toda a organização” (p. 7)
7. A arte de fazer acontecer
Autor: David Allen
Esse livro é aquela ajuda para se organizar e conseguir ser produtivo. Ser produtivo não é trabalhar mais, mas sim trabalhar menos e conseguir fazer mais coisas. A grande chave da produtividade é o equilíbrio e saber balancear a vida pessoal e a vida profissional.
“Quando usadas de maneira adequada, essas ferramentas podem ajudá-lo na tomada de decisões, mas não necessariamente vão garantir controle e foco. Além disso, assim que aprende a elevar sua produtividade a determinado nível, você passa para o próximo e se vê obrigado a assumir novas responsabilidades e a atingir novos objetivos criativos, cujos desafios desprezam qualquer fórmula, frase de efeito ou dispositov eletrônico que tenham prometido eficiência total. Talvez você tenha estabelecido hábitos e ferramentas que funcionam por um tempo, mas uma mudança grande, como um novo emprego, a chegada do primeiro filho ou a compra da casa própria, testará sua sustentabilidade e poderá gerar desconforto – se não uma tragédia!”
UM BÔNUS DE INDICAÇÃO
Escrevi um e-book compartilhando meus erros e acertos nessa jornada de implementação do Scrum e construção da mentalidade ágil.
Senti muita falta na época de ter essas lições aprendidas, porque muita gente compartilha o caminho lindo e certo que trilhou, mas deixa de fora os erros e os tropeços que deu no caminho. Com base em todas as tentativas e erros, em todo o aprendizado que acumulei, escrevi esse e-book: “Lições para implantar o Scrum no seu time”.
Resumi em passos os aprendizados que tive, de modo a ajudar outras pessoas nessa jornada. Porque não é uma jornada reta, fácil, copiando o que já foi feito e replicando. Muita coisa não vai servir e não vai funcionar, porque cada empresa e cada time tem as suas particularidades e a sua própria identidade.
O e-book está disponível à venda na Amazon por apenas R$ 7,99, porque o objetivo é compartilhar esse conhecimento com o máximo de pessoas!
Quer ter realmente uma Gestão de Verdade e despertar o seu potencial e o potencial do seu negócio?
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram e no YouTube!
E conheça mais sobre as nossas soluções aqui!
Seja o gestor que seu negócio precisa e tire sua empresa do caos em 90 dias!
Clique aqui para conhecer a Mentoria Incipiens e inscreva-se na lista de espera
Deixe um comentário