O caos não é o verdadeiro problema do seu negócio, mas a falha ou falta de gestão.
Todo empresário e dono de negócio sabe que a realidade de qualquer negócio é feita de volatilidade. Novas tecnologias, mudanças de mercado, flutuações econômicas… É tentador enxergar essa turbulência como o “caos” a ser evitado a todo custo.
No entanto, o caos é inevitável e, mais importante, é um catalisador de oportunidades, desde que a sua base de Gestão esteja sólida.
O verdadeiro inimigo do crescimento sustentável e escalável não é o mercado complexo, mas sim a ausência de uma Gestão de Verdade. Muitos empresários perdem tempo e capital tratando sintomas, como a urgência que aparece a cada manhã, em vez de aplicar um diagnóstico metódico nas causas-raiz, conforme os princípios de autores como Peter Drucker.
Este artigo é um manual detalhado para você, dono de negócio, que deseja transcender a rotina de “apagar incêndios” e construir um sistema que utiliza o caos a seu favor, transformando incertezas em insights para a inovação.
Os 5 pilares da Gestão de Verdade para o crescimento sustentável e escalável do seu negócio
O Método Elpo, já testado e validado em dezenas de negócios, se baseia nos 5 pilares cruciais para qualquer tipo de negócio: planejamento, processos, comunicação, execução e claro, a gestão, a cola que une todos os pilares.
Planejamento: O mapa da jornada de crescimento e escala
O Planejamento é o ato racional de definir o futuro e construir a ponte entre o presente e a visão de longo prazo. Sem um Planejamento, você pode acabar fazendo qualquer coisa que não de fato te leva até onde você deseja, gerando aquela sensação de nadar, nadar e nadar, mas não sair do lugar. Você desperdiça não só esforço, mas dinheiro.
Evitar que isso aconteça não é difícil, mas exige que você retorne até a base do seu negócio:
- Defina a Tríade Estratégica (Visão, Missão, Valores): Responda de forma objetiva: Onde sua empresa estará em 10/15 anos? (Visão); Por que sua empresa faz o que faz? Qual é esse propósito? (Missão); O que norteia sua ação? (Valores).
- Estabeleça objetivos de forma correta: Você não deve somente pensar no objetivo do seu ano, mas deve começar pensando onde sua empresa quer chegar (Visão), que objetivos deve ter alcançado em 5 anos para chegar na sua Visão? E que objetivos precisa alcançar nesse ano para chegar nos seus objetivos de 5 anos? Perceba, é dividir em porções para garantir que você está indo para o lugar certo: Objetivos de Longo Prazo (10 a 15 anos), Objetivos de Médio Prazo (3 a 5 anos) e Objetivos de Curto Prazo (1 ano).
- Planejamento do seu ano: Com base no seu Objetivo de Curto Prazo, ou Objetivo Anual, que ações precisam ser realizadas? Que projetos precisam ser realizados?
- Planejamento de cada ação: Para cada ação e projeto, você deve, pelo menos responder às 5 perguntas essenciais: O que precisa ser feito? Por que precisa ser feito? Como precisa ser feito? Quem deve fazer? Para quando deve fazer?
Sem ter pensado nesses detalhes, você pode estar desperdiçando o seu tempo, o tempo do seu time e o dinheiro da sua empresa!
2. Processos: A receita de bolo da sua empresa
Os Processos nada mais são do que receitas de bolo. É o passo a passo do que deve ser realizado na sua empresa e como deve ser realizado.
Entretanto, para mapear os processos, você precisa:
- Identificar os processos: Verifique cada área da sua empresa para entender cada processo realizado.
- Identificar a receita de bolo desses processos: Para cada processo, entenda: o que precisa de ferramentas, qual a periodicidade, quem deve realizar e como deve ser feito. Aqui, você pode usar um Loom para gravar os vídeos, por exemplo, usando ferramentas de transcrição de vídeos para transformar em textos (se você já adotou o Tactiq para reuniões, pode usar ele para transcrever o seu vídeo) e a seguir, usar uma IA para gerar a documentação. Ou seja, você não precisa parar e escrever todos os detlahes e todos os passos.
- Acompanhar a execução: Use o Clickup, por exemplo, para acompanhar a execução de cada processo, garantindo que nenhum passo seja esquecido, assim como podendo acompanhar e ver os eventuais gargalos.
- Melhore e otimize seus processos: Com base no Clickup e nos dados, você consegue ver os gargalos que existem e pensar em como corrigir, seja com automações, com ferramentas para otimizar, ou mesmo redistribuindo internamente.
Processos não são complexos. E a inexistência de documentação, não significa a inexistência do processo.
3. Comunicação: Nós falamos, mas não nos comunicamos
A Comunicação está em todos os demais pilares e traz problemas para todos eles. Falhas de comunicação são as causas mais frequentes de retrabalho, erros e conflitos internos, custos extrapolando… A comunicação é o verdadeiro ladrão da produtividade. Uma Comunicação eficiente é sempre intencional, clara e com canais definidos, fortalecendo a Cultura empresarial.
Ajuste a sua comunicação!
- Defina os Canais e o Propósito de cada um deles: Use ferramentas específicas para cada tipo de comunicação: Slack para comunicações gerais; Meet e Zoom para reuniões, Clickup para comunicação sobre cada demanda, E-mail e WhatsApp para falar com clientes e fornecedores.
- Criação de Rotinas de Reuniões: Estabeleça reuniões com pauta e tempo definidos para: alinhamento da semana, alinhamento de área, alinhamento do mês. Isso evita a perda de foco e garante o rastreamento e acompanhamento da Execução do seu Planejamento.
- Documentação Automática de Decisões: Use ferramentas como Tactiq para transcrever e resumir automaticamente as reuniões, garantindo que as decisões e os próximos passos fiquem registrados e acessíveis a todos, eliminando a ambiguidade.
4. Execução: Sem arregaçar as mangas e fazer, nada funciona.
O melhor Planejamento do mundo falha se a Execução for fraca. Executar não é apenas ter tudo planejado e organizado dentro do Clickup. É justamente a rotina que vai garantir que o Planejamento, os Processos, a Comunicação está acontecendo como previsto.
Além disso, é na execução que você vê os gargalos, os problemas e vai entendendo onde melhorar, onde otimizar… Vai realizando o seu Planejamento de Riscos.
5. Gestão: A cola que une tudo
A Gestão é o pilar que “cola tudo”. É a sua capacidade, dono de negócio, de monitorar o sistema, analisar dados friamente e fazer os ajustes necessários. É o compromisso constante com o aprimoramento e a base de toda a Cultura de performance.
- Monitoramento de Dados e Metas: Aqui não é só olhar faturamento, ROI e lucro, mas avaliar o 80/20 do seu negócio!
- Análise de Causa-Raiz Racional: Quando problemas acontecem, você avalia para gerar as eventuais correções e planos de ação.
- Ciclo de Melhoria Contínua: Use as oportunidades que o “caos” e as falhas controladas trazem para iterar e otimizar. A Gestão de Verdade pressupõe que o trabalho nunca está “pronto,” mas em constante evolução.
O crescimento e a escala são consequências da Gestão
O seu maior diferencial competitivo não é a sua ideia, mas a estrutura de Gestão Estratégica que sustenta a sua Execução.
Ao aplicar os 5 Pilares — Planejamento, Processos, Comunicação, Execução e Gestão — você não está apenas combatendo o “caos”; está construindo um sistema robusto que garante o crescimento previsível, sustentável e escalável do seu negócio.
Esse é o cerne da Gestão de Verdade!
Quer ter realmente uma Gestão de Verdade e despertar o potencial do seu negócio?
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram e no YouTube!
E conheça mais sobre as nossas soluções aqui!
Quer saber mais sobre a Gestão de Verdade?
Veja esses conteúdos:
- Os maiores erros que você comete no seu negócio
- 3 erros que arruínam o seu negócio
- Clica aqui para assistir um vídeo no nosso canal do YouTube e saber mais sobre o potencial do Clickup para o seu negócio!
- 5 ferramentas essenciais para gerir o seu negócio
- Clickup: A ferramenta que traz controle total para o seu negócio
- 5 ferramentas essenciais para gerir o caos no seu negócio
Deixe um comentário